terça-feira, 4 de outubro de 2016

A contribuição do supervisor para uma educação mais humanizada




A partir da realidade vivenciada nas escolas na rede publica, podemos constatar que os casos de esgotamento emocional sofrido por parte dos professores é de extrema preocupação, levando-os a síndrome de Burnout. A partir de uma pesquisa realizada no site do portal do professor pude constatar que este número é superior a 15%.  Muitos docentes tem uma carga horária que ultrapassa  o que poderíamos chamar de ideal. A violência na escola muitas vezes é silenciosa, pois muitos professores carregam sozinhos a responsabilidade de educarem seus alunos, são cobrados por uma aprendizagem que desenvolva plenamente os estudantes, porém sem apoio da gestão, sem coordenação pedagógica e muitas vezes sem que a escola ofereça uma estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.  Faz-se necessário uma nova proposta para contribuição do supervisor pensando numa educação para o século XXI. Cabe ao pedagogo enquanto supervisor contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Ele deve ser um mediador, um dinamizador e buscar acompanhar o desenvolvimento da escola e do estudante. Um grande desafio é tornar a relação deste profissional uma relação de diálogo, saber ouvir, mediar, trocar ideias entre docentes, discentes e a comunidade escolar, com o objetivo de construir um sujeito autônomo e ciente de seus direitos e deveres em busca de uma cidadania plena.

Referências:
MOREIRA, Simone da Costa. Contribuição da supervisão escolar para a educação do século XXI. In _____ O papel da supervisão escolar no Brasil do século XXI. Rio de janeiro, RJ: UCAM, 2010. Cap.3.

Elisangela Inácio 14112080155
Neuza Moraes 14112080148
Sandra M Rodrigues 14112080147

Um comentário:

  1. Adoramos a postagem, pois a maioria dos professores passam por violência também, sem se darem conta e a síndrome de Burnout é um assunto que deveria ter uma melhor atenção por parte do sistema educacional, pois eles não sabem a quem recorrer, alguns se desmotivam e não realizam o trabalho com tanto prazer.

    Bruna Silverio Ribeiro (13212080137)
    Fernanda Fernandes Cassemiro (13212080130)
    Rozelí Pereira do Nascimento (13212080157)

    ResponderExcluir