domingo, 9 de outubro de 2016

Síndrome de Burnout
A doença acomete profissionais de várias áreas, mas seu diagnóstico é mais freqüente em profissões com altas demandas emocionais e que exigem interações intensas, como é o caso, por exemplo, dos professores e dos profissionais de saúde.

Uma pesquisa realizada pela psicóloga Nádia Maria Beserra Leite, da Universidade de Brasília (UNB), com mais de oito mil professores da educação básica da rede pública na região Centro-Oeste do Brasil revelou que 15,7% dos entrevistados apresentam a síndrome de Burnout, que reflete intenso sofrimento causado por estresse laboral crônico. A enfermidade acomete principalmente profissionais idealistas e com altas expectativas em relação aos resultados do seu trabalho. 





Fonte: YouTube
portaldoprofessor.mec.gov.

Participantes: Cintia da Silva Paulino do Espirito Santo 14112080141
Tania Maria Lima Pinto Rezende Antunes 14112080129
Fátima Cerqueira Cardoso 14112080151

2 comentários:

  1. Cintia, Tânia e Fátima,
    Achei muito interessante essa publicação, um olhar voltado para as necessidades do professor, que é o maior patrimônio da escola, pois quando ele adoece todo o sistema educacional é comprometido, e em muitos casos, inviabiliza sua continuidade. Infelizmente vivemos numa sociedade que culturalmente valoriza tanto outros profissionais, mas se esquece de aquilatar aquele que é o principal agente formador dos demais profissionais, o professor. Esse é um tema que grande relevância para educação, pois ao ser discutido, permite chamar atenção do olhar das autoridades a fim de perceber que precisamos cuidar dos nossos profissionais de educação a fim de que eles não se tornem uma classe em extinção.
    Claudio de Araujo Santana 14112080146














    ResponderExcluir
  2. muito interessante essa reportagem, há uma cobrança da sociedade de que devemos estar bem o tempo todo, quando a pessoa está doente ela ao invés de receber tratamento adequado por parte dos colegas, as vezes recebem críticas com desconfiança de sua doença. O professor é um profissional importantíssimo e deveria ser tratado como tal. Além receber um salário baixo, esse profissional trabalha em várias escolas para aumentar a renda familiar. quando adoece não recebe o apoio adequado pra acelerar sua recuperação.

    ResponderExcluir