quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O DESAFIO DA GESTÃO



Cumprir o papel de gestor, na atualidade, constitui um grande desafio.  Proporcionar um currículo que vise chamar os alunos para dentro da escola requer um olhar para além dos seus muros. Pensar uma educação e um currículo que priorize o bem de toda a comunidade escolar, uma aprendizagem significativa, uma educação de qualidade e o bom  funcionamento da instituição como um todo não é tarefa fácil.
                Nos dias de hoje, o avanço das tecnologias, a ampliação das visões de mundo frente à diversidade cultural e outras, exige cada vez mais dos gestores, os quais se veem obrigados a se enquadrar nos padrões de exigência da comunidade escolar e buscar alternativas para proporcionar um cotidiano  que possibilite atrair os educandos ao processo educativo.
                Contudo, não existe receita pronta. A experiência conta bastante e as inúmeras ações no cotidiano possibilitam ampliar o olhar do gestor além do conhecimento acadêmico.
 Conscientizar a comunidade na qual está inserida a escola de sua responsabilidade pela mesma e do benefício a ser adquirido por todos como resultado do seu  bom funcionamento, pode ser um bom começo.  Também é importante trazer para o cotidiano escolar atividades que possibilitem  trabalhar valores, estimular o trabalho coletivo, o respeito às diferenças.  A atuação de um colegiado também é importante instrumento de apoio à gestão, pois buscar melhorias e soluções para as questões escolares e  conflitos em conjunto, a mediação, o respeito às diferenças, à livre expressão de ideias, negociando em busca da melhor solução para todos,  proporciona vê-los a partir de diversos olhares e visões e um melhor direcionamento diante das inúmeras questões do cenário escolar, inclusive as situações de violência.

Sandra Maria Rodrigues da Silva Correia - 141120801-47
Elisangela Inácio - 141120801-55
Neuza Moraes - 141120801-48


3 comentários:

  1. Os desafios são constantes e a equipe gestora precisa se apropriar de uma autonomia para lidar com as situações as quais estão expostos diariamente.

    Bruna Silverio Ribeiro (13212080137)
    Fernanda Fernandes Cassemiro (13212080130)
    Rozelí Pereira do Nascimento (13212080157)

    ResponderExcluir
  2. O pedagogo de certa forma é um especialista em educação, certamente sua função é produzir e também difundir conhecimentos no campo educacional. Este precisa, no entanto ser capaz de atuar em diversas áreas educativas, compreender a educação como um fenômeno social e cultural, contudo é preciso ter capacidade de execução de planos, de planejamento, dinamismo, além de saber comunicar e transmitir ideias. No contesto das relações de trabalho, este de certa forma defronta-se com uma diversidade de situações que muitas vezes impedem ou interferem na sua atuação junto aos professores.

    ResponderExcluir
  3. A preocupação com a formação do ser humano de maneira a capacita-lo para estar inserido no convívio social, e ter que enfrentar obstáculos que variam desde a falta de politicas publicas, passando pelas injustiças sociais são apenas alguns dos desafios que esperam aqueles que querem abraçar essa nobre causa. A Educação como instrumento de libertação sempre irá na contramão daqueles que querem escravizar a conscientização.

    Paulo Sergio de Almeida Matrícula: 14112080139
    Cláudio de Araújo Santana Matrícula: 14112080146
    Luciene da Silva Costa Matrícula: 14112080136

    ResponderExcluir