quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Violência Escolar



O Artigo de Eudes Oliveira Cunha, A Gestão Escolar em um Contexto de Violência: a análise de um livro de ocorrências dos alunos e o olhar da equipe gestora em uma escola da rede pública municipal de Salvador, traz uma pesquisa realizada através da análise do livro de ocorrência dos alunos, onde foram observadas 80 fichas de ocorrências dos turnos matutino e vespertino de uma escola municipal de Salvador, localizada em uma região onde há alto índice de violência. A partir da análise, percebeu-se que a violência física foi o principal motivo de registro. Diante desses dados, surgiu o questionamento como reagem os gestores diante das situações de violência na escola?
Quando questionados se há uma sobrecarga de trabalho para a equipe gestora diante das situações de indisciplina e violência entre alunos, os gestores responderam, positivamente, sinalizando uma transferência de responsabilidade. Um deles diz: [...] muitas vezes, pequenas situações de conflito que poderiam ser resolvidas pelo professor em sala são trazidas à equipe de gestão, o que sobrecarrega a mesma pois estamos constantemente atendendo aos alunos e ainda precisamos intervir nessas salas, pois a atitude do docente acaba lhe tirando a autonomia em sua classe.

A pesquisa constata uma realidade de violência. Só nessa instituição analisada, houve um número significativo de casos de agressão física entre alunos e de alunos para professor, sendo que esses números não representaram a totalidade dos casos.




Bruna Silverio Ribeiro (13212080137)
Fernanda Fernandes Cassemiro (13212080130)
Rozelí Pereira do Nascimento (13212080157)

2 comentários:

  1. E muito importante para reduzir essas violências vivenciada na sala de aula que o gestor apoio o professor, pois muitas vezes o docente fica sozinho com a responsabilidade dos alunos. A escol precisa estar unida em favor de uma educação mais humanizada e somente quando unirem professores, alunos, pais e toda a comunidade escolar para refletir e buscar soluções para os problemas de violência é que realmente será possível mudar esta realidade do cotidiano escolar.
    Elisangela, Neuza e Sandra.

    ResponderExcluir
  2. A violência nas escolas é reflexo de uma sociedade violenta e sem limites. Como educadores temos uma tarefa difícil, que é trabalhar a tolerância e a aceitação das diferenças dentro de uma sociedade egocêntrica e excludente. É necessário um esforço conjunto (escola, pais, alunos) para que juntos lutemos por um mundo mais justo e inclusivo.
    Luciene, Paulo Sérgio e Cláudio.

    ResponderExcluir